Os primeiros computadores, que surgiram na década de 1940, usavam válvulas (também chamadas de tubos de vácuo) em seu hardware. As válvulas eram grandes e pesadas, e eram propensas a falhas, o que tornava a manutenção dos computadores um processo caro e demorado.
O primeiro disco rígido comercial foi lançado pela IBM em 1956. Ele tinha um tamanho enorme, com cerca de 1,52 metros de altura e 1 metro de profundidade, e armazenava apenas 5 megabytes de dados.
O termo "byte" foi cunhado por Werner Buchholz em 1956. Originalmente, ele se referia a um conjunto de bits que representava um único caractere. Um byte moderno geralmente é composto por 8 bits.
Os primeiros processadores de computador eram muito lentos em comparação com os processadores modernos. Por exemplo, o processador Intel 4004, lançado em 1971, tinha uma velocidade de clock de apenas 740 kHz, enquanto o processador Intel Core i9-11900K, lançado em 2021, tem uma velocidade de clock de até 5,3 GHz.
A primeira placa de vídeo para computador pessoal foi lançada pela IBM em 1981. Ela foi chamada de "Monochrome Display Adapter" (MDA) e podia exibir apenas texto em preto e branco em uma resolução de 80x25 pixels.
Os primeiros modems para conexão à internet eram muito lentos em comparação com os modems modernos. Por exemplo, o primeiro modem comercial, lançado pela Bell Labs em 1958, tinha uma velocidade de transmissão de apenas 110 bits por segundo (bps). Os modems modernos podem transmitir dados a velocidades de dezenas ou até centenas de megabits por segundo (Mbps).
A capacidade de armazenamento de um disco rígido moderno pode chegar a terabytes ou mesmo petabytes (milhões de gigabytes). O maior disco rígido comercialmente disponível em 2021 é o Seagate Exos 20+ com uma capacidade de 20 terabytes.
Os computadores modernos usam uma variedade de tecnologias para resfriar seus componentes, incluindo ventoinhas, radiadores e tubos de calor. Alguns sistemas de resfriamento líquido podem ser usados para manter os componentes do computador em temperaturas mais baixas, permitindo que o hardware funcione com mais eficiência e dure mais tempo.
A tecnologia de reconhecimento de voz, que permite que os usuários controlem dispositivos eletrônicos usando comandos de voz, depende de processadores de sinal digital (DSPs) que foram originalmente desenvolvidos para uso em hardware de telecomunicações.
A tecnologia de impressão 3D permite que os usuários criem objetos físicos a partir de modelos digitais usando camadas sucessivas de material. Os materiais comuns incluem plásticos, metais e cerâmicas, e a tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, desde prototipagem rápida até a produção em massa de produtos personalizados.
top of page
Buscar
bottom of page